Comissão Própria de Avaliação – CPA Aluno 2023

                          

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FACULDADE DE TEOLOGIA FORTALEZA – FATEFOR

PARTE I – O DISCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO – ANO 2023

Prezado(a) Discente(a)

Este formulário integra o projeto de Autoavaliação Institucional da FATEFOR e tem como objetivo coletar dados para a avaliação dos  cursos, com foco principal nas disciplinas e nos respectivos processos de ensino-aprendizagem.

Solicitamos o preenchimento do instrumento com postura crítica e consciente, pois seus resultados permitirão a reflexão sobre a qualidade do ensino ministrado e a sistematização de informações para subsidiar o planejamento e as decisões institucionais.

Para responder às questões utilize a escala numérica de 1 até 10, considerando que o valor 1 corresponde ao pior desempenho e o 10 ao melhor desempenho.

Assinale NC naquelas questões sobre as quais julga não ter conhecimento suficiente para responder.

O discente deverá responder a Parte I do questionário para cada uma das disciplinas que estiver cursando no semestre da aplicação deste instrumento.

CENTRO:

DEPARTAMENTO:

CURSO:

DISCIPLINA:

1 Avaliação do desempenho docente(professor) e da    disciplina

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8

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10

NC

1.1 Demonstração de conhecimento atualizado e domínio do conteúdo da disciplina

1.2 Apresentação do plano de ensino nos primeiros dias de aula

1.3 Cumprimento do plano de ensino

1.4 Incentivo constante à leitura complementar

1.5 Integração do conteúdo da disciplina com outras do curso

1.6 Integração da pesquisa e/ou extensão com o ensino da disciplina

1.7 Relacionamento da disciplina com a atuação no mercado de trabalho

1.8 Clareza na exposição do conteúdo da disciplina

1.9 Utilização de metodologias adequadas ao ensino da disciplina

1.10 Mecanismos de avaliação do ensino-aprendizagem

1.11 Aplicação de avaliações que contemplam os conteúdos ministrados

1.12 Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético

1.13 Assiduidade e pontualidade em sala de aula

1.14 Localização (fase) da disciplina na matriz curricular

1.15 Adequação da carga horária da disciplina

1.16 Materiais/equipamentos para o desenvolvimento da disciplina

1.17 Importância da disciplina para o curso

Comentários:

2 Autoavaliação do desempenho discente (aluno)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

NC

2.1 Assiduidade e pontualidade em sala de aula

2.2 Participação nas aulas com formulação de questões e sugestões para ampliação do conhecimento e crescimento do grupo

2.3 Consulta à bibliografia indicada pelo professor

2.4 Capacidade de relacionar o conteúdo da disciplina com outros conteúdos ou fatos já conhecidos

2.5 Capacidade em leitura e escrita em língua portuguesa

2.6 Capacidade em leitura e escrita em língua estrangeira

2.7 Busca de esclarecimentos das dúvidas referentes à disciplina, consultando o professor, o monitor e os colegas

2.8 Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético em sala de aula

Comentários:

PARTE II – O DISCENTE AVALIA AS AÇÕES DA FATEFOR

Prezado(a) Discente(a)

Este formulário integra o projeto de Autoavaliação Institucional da FATEFOR e tem como objetivo coletar dados para a avaliação das ações institucionais.

Solicitamos o preenchimento do instrumento com postura crítica e consciente, pois seus resultados permitirão a reflexão sobre a qualidade dos serviços e a sistematização de informações para subsidiar o planejamento e as decisões institucionais.

Para responder às questões utilize a escala numérica de 1 até 10, considerando que o valor 1 corresponde ao pior desempenho e o 10 ao melhor desempenho.

Assinale NC naquelas questões sobre as quais julga não ter conhecimento suficiente para responder.

O discente deverá responder a Parte II do questionário uma única vez ao ano, independente do número de disciplinas que estiver cursando no semestre da aplicação deste instrumento.

CENTRO:

CURSO:

DIMENSÃO I

A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

1 Missão, Planos e Projetos Institucionais

1

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NC

1.2 Conhecimento da Missão e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

1.3 Conhecimento do Projeto Pedagógico Institucional (PPI)

1.4 Conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Comentários:

DIMENSÃO II

A POLÍTICA PARA O ENSINO, A PESQUISA, A PÓS-GRADUAÇÃO E A EXTENSÃO

2 Ensino, Pesquisa e Extensão na Graduação

1

2

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5

6

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9

10

NC

2.1 Políticas institucionais para o ensino

2.2 Políticas institucionais para a pesquisa

2.3 Políticas institucionais para a extensão

2.4 Nível de satisfação com o curso

Comentários:

3 Ensino e Pesquisa na Pós-Graduação

1

2

3

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10

NC

3.1 Políticas institucionais para o ensino

3.2 Políticas institucionais de pesquisa

3.3 Nível de satisfação com o curso

Comentários:

DIMENSÃO III

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO

4 Responsabilidade Social – contribuição da FATEFOR em relação

1

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6

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10

NC

4.1 À inclusão social

4.2 Ao desenvolvimento econômico e social

4.3 À defesa do meio ambiente

4.4 À memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural

Comentários:

DIMENSÃO IV

A COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

5 Comunicação com a Comunidade Acadêmica e com a Sociedade

1

2

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6

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NC

5.1 Utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação

5.2 Qualidade dos meios e canais para comunicação

5.3 Conhecimento de documentos legais e/ou normas regimentais reguladoras

5.4 Visibilidade dos serviços de ouvidoria

5.5 Confiabilidade dos dados e informações disponibilizados nos meios e canais de comunicação

5.6 Agilidade dos meios e canais de comunicação

Comentários:

DIMENSÃO V POLÍTICAS DE PESSOAL

(Não se aplica ao segmento discente)

DIMENSÃO VI

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FACULDADE

6 Organização e Gestão da Faculdade (Grupo Gestor Central)

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NC

6.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

6.2 Integração entre as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão

6.3 Revisão e atualização dos documentos legais e normas regimentais reguladoras

6.4 Organização e preservação de dados históricos, estatísticos e operacionais

6.5 Agilidade dos Órgãos Colegiados Superiores

6.6 Número e representatividade dos diversos segmentos universitários nos Órgãos Colegiados Superiores

6.7 Sistema de monitoramento, vigilância e segurança patrimonial

Comentários:

7 Organização e Gestão do Centro

7.1 Direção Geral do Centro

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NC

7.1.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

7.1.2 Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético

7.1.3 Promoção do Centro no âmbito universitário, político e na comunidade externa

7.1.4 Promoção de ações de integração entre docentes, técnicos e discentes

7.1.5 Gestão das atividades acadêmicas e administrativas

7.1.6 Cumprimento da legislação e normas institucionais

7.1.7 Transparência das ações de coordenação, planejamento e execução do plano orçamentário no âmbito

Comentários:

7.2 Direção de Ensino de Graduação

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NC

7.2.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

7.2.2 Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético

7.2.3 Incentivo à avaliação e consolidação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC)

7.2.4 Promoção de integração de ações de ensino- aprendizagem entre os cursos

7.2.5 Incentivo à atualização didático-pedagógica do corpo docente

7.2.6 Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria dos Cursos

7.2.7 Cumprimento da legislação e normas institucionais

Comentários:

7.3 Direção de Pesquisa e Pós-Graduação

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10

NC

7.3.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

7.3.2 Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético

7.3.3 Incentivo à iniciação científica

7.3.4 Divulgação dos projetos de pesquisa realizados ou em andamento

7.3.5 Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria da pesquisa

7.3.6 Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria dos Cursos

7.3.7 Cumprimento da legislação e normas institucionais

Comentários:

7.4 Direção de Extensão

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NC

7.4.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

7.4.2 Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético

7.4.3 Incentivo à participação discente em ações de extensão

7.4.4 Divulgação das ações de extensão realizadas ou em andamento

7.4.5 Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria das ações extensionistas

7.4.6 Cumprimento da legislação e normas institucionais

Comentários:

7.5 Direção de Administração

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NC

7.5.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

7.5.2 Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético

7.5.3 Capacidade para gerir pessoas, processos e tecnologias

7.5.4 Gestão das atividades administrativas e financeiras

7.5.5 Gestão dos processos de aquisição, armazenamento e distribuição de materiais permanentes e de consumo

7.5.6 Utilização dos resultados de avaliações para a melhoria das ações administrativas

7.5.7Cumprimento da legislação e normas institucionais

Comentários:

7.6 Chefia de Departamento

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NC

7.6.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

7.6.2 Capacidade para manter um clima de respeito mútuo e ético

7.6.3 Atendimento às necessidades informacionais dos docentes e discentes

7.6.4 Organização e supervisão das atividades do departamento

7.6.5 Supervisão e acompanhamento do desempenho da ocupação docente

7.6.6 Articulação do curso junto ao mercado de trabalho

7.6.7 Incentivo à elaboração de planos, programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão

7.6.8 Avaliação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Comentários:

7.7 Coordenação de Estágios do Centro

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NC

7.7.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

7.7.2 Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético

7.7.3 Atendimento aos docentes e discentes procurando responder adequadamente às demandas de estágios curriculares apresentadas

7.7.4 Divulgação de programas de estágios, trainees e outras oportunidades

7.7.5 Articulação com as áreas de ensino, pesquisa e extensão

7.7.6 Administração e supervisão geral do estágio

Comentários:

7.8 Secretaria de Ensino de Graduação

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NC

7.8.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

7.8.2 Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético

7.8.3 Atendimento às necessidades Informacionais dos docentes e discentes

7.8.4 Disponibilização e atualização constante de informações úteis e fidedignas

Comentários:

7.9 Secretaria de Ensino de Pós-Graduação

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NC

7.9.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

7.9.2 Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético

7.9.3 Atendimento às necessidades Informacionais dos docentes e discentes

7.9.4 Disponibilização e atualização constante de informações úteis e fidedignas

Comentários:

7.10 Demais setores

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10

NC

7.10.1 Lanchonete

7.10.2 Número de Instalações sanitárias

7.10.3 Limpeza, organização e conservação das instalações sanitárias (reposição de papel higiênico, toalhas de papel e sabonete)

7.10.4 Auditório (capacidade, iluminação, climatização, projetores, áudio, cadeiras, etc.)

Comentários:

8 Diretório Acadêmico

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NC

8.1 Iniciativas para ações proativas, inovadoras e de decisão

8.2 Capacidade de manter um clima de respeito mútuo e ético

8.3 Promoção de integração entre os acadêmicos

8.4 Promoção de ações de complementaridade do ensino

8.5 Representação ativa dos interesses dos acadêmicos

8.6 Comunicação com os acadêmicos

Comentários:

DIMENSÃO VII INFRAESTRUTURA FÍSICA

9 Infraestrutura física

9.1 Salas de Aula

1

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10

NC

9.1.1 Dimensão

9.1.2 Climatização

9.1.3 Iluminação

9.1.4 Quantidade e condição das instalações elétricas

9.1.5 Qualidade do mobiliário (cadeiras, mesas e armários)

9.1.6 Recursos audiovisuais disponíveis (quadros, projetores, computadores, áudio, Internet, entre outros)

9.1.7 Isolamento acústico

9.1.8 Limpeza, organização e conservação do ambiente

Comentários:

9.2 Laboratórios de informática

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NC

9.2.1 Climatização

9.2.2 Iluminação

9.2.3 Qualidade do mobiliário (cadeiras e mesas)

9.2.4 Quantidade de equipamentos de informática

9.2.5 Qualidade dos equipamentos de informática

9.2.6 Qualidade de conexão de Internet

9.2.7 Qualidade dos equipamentos de auxílio à exposição dos conteúdos (projetores, áudio, quadros e TV)

9.2.8 Atendimento (laboratorista)

9.2.9 Isolamento acústico

9.2.10 Limpeza, organização e conservação do ambiente

Comentários:

9.3 Outros laboratórios de ensino, pesquisa e extensão

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NC

9.3.1 Climatização

9.3.2 Iluminação

9.3.3 Qualidade do mobiliário (cadeiras e mesas)

9.3.4 Quantidade de equipamentos de auxílio ao ensino, pesquisa e extensão

9.3.5 Qualidade dos equipamentos de auxílio ao ensino, pesquisa e extensão

9.3.6 Atendimento (laboratorista)

9.3.7 Isolamento Acústico

9.3.8 Limpeza, organização e conservação do ambiente

Comentários:

9.4 Biblioteca

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NC

9.4.1 Climatização

9.4.2 Iluminação

9.4.3 Qualidade do mobiliário (cadeiras e mesas)

9.4.4 Quantidade de equipamentos de informática

9.4.5 Qualidade dos equipamentos de informática

9.4.6 Área disponível para estudo

9.4.7 Atualização do acervo de livros

9.4.8 Atualização do acervo de periódicos

9.4.9 Quantidade e variedade do acervo

9.4.10 Exposição e localização do acervo

9.4.11 Qualidade do atendimento dos bibliotecários e demais colaboradores

9.4.13 Acesso à bases de dados técnico-científicas regionais, nacionais e internacionais

9.4.14 Limpeza, organização e conservação do acervo e do ambiente

9.4.15 Isolamento acústico

9.4.16 Horário de atendimento

Comentários:

9.5 Acessibilidade

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NC

9.5.1 Arquitetura inclusiva (rampas, elevadores, sanitários adaptados, vagas nos estacionamentos, mobiliário, equipamentos, etc.)

Comentários:

DIMENSÃO VIII PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

10 Planejamento e Avaliação Institucional do Centro

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NC

10.1 Participação na elaboração do planejamento institucional

10.2 Participação no processo de avaliação institucional

10.3 Divulgação interna de relatórios de gestão

10.4 Divulgação interna do processo e dos resultados da avaliação

Comentários:

DIMENSÃO IX

POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES

11 Políticas de atendimento ao estudante

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NC

11.1 Políticas de acesso à Faculdade (vestibular, transferência, retorno e reingresso)

11.2 Apoio à permanência na Faculdade

11.4 Estímulo à participação em gestão acadêmica, de ação comunitária e de representação

11.5 Serviços e programas de apoio ao discente

11.6 Mecanismos de avaliação da satisfação com o curso

Comentários:

12 Políticas de atendimento ao egresso

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8

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10

NC

12.1 Manutenção de contato com o egresso (se afastou)

12.2 Oferta de atividades promotoras de educação continuada

12.3 Acompanhamento da inserção dos egressos no mercado de trabalho

12.4 Processo seletivo para pós-graduação

Comentários:

ASSINATURAS

Membro 

Assinatura

Inêz Deogenes Martins  (presidente da CPA)

Marcos Aurelio Alves (docente)

Rita de Cássia Saldanha da Silva (tecnico administrativo)

Rocicleia Acácio Façanha (discente)

Raimunda Nousa Jeronimo de Sousa (Membro da comunidade)

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