A Fatefor

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Fatefor - Criando um futuro melhor

Faculdade de Teologia Fortaleza

A história da Faculdade de Teologia Fortaleza está alicerçada na experiência acumulada de um grupo de educadores religiosos, dentre os quais, destaque-se, o Pr. Alfarilênio Diógenes Martins, membro da Convenção de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus - Ministério de Fortaleza e presidente do Conselho de Capelania da mesma instituição.

A Faculdade de Teologia de Fortaleza localiza-se no Estado do Ceará, mais precisamente no centro de sua capital, Fortaleza.

Segundo o Instituto de Pesquisa do Ceará (IPECE), Fortaleza contava em 2010 com 2.452.185 habitantes, com uma taxa anual de crescimento de 1,36% e uma participação de 70,84% do grupo de pessoas de 15 a 64 anos no total da população.

A cidade ainda contava com 512.134 matriculadas com idade entre 4 e 17 anos em sua rede de ensino, com um total de 97.461 docentes.

No Estado do Ceará, o percentual da população com ensino superior no ano 2000 correspondeu a 1,70% ou 126.652 pessoas. A taxa bruta de frequência ao ensino superior no Estado aumentou 126,14% durante os anos de 1991 e 2000, saindo de 5,70% no ano de 1991 para 12,89% no ano 2000, indicando assim um maior acesso a educação de nível superior para a população cearense naquele dado momento.

Já a cidade de Fortaleza ficou em 23 º lugar, em relação às demais capitais do Brasil, com 13,5% de sua população com ensino superior completo.

Por outro lado, segundo os dados do Censo da Educação Superior de 2010 (MEC), Nordeste registrou um aumento significativo do número de estudantes em faculdades e universidades entre 2001 e 2010, saltando de 15,2% para 19,3%.

Fortaleza, tendo o 10º maior PIB municipal da nação e o segundo do Nordeste, com 31,7 bilhões de reais, é um importante centro industrial e comercial do Brasil, com o sétimo maior poder de compra do país. Vale destacar que em 2010, no que diz respeito ao turismo, o município de Fortaleza foi a cidade mais procurada da região nordeste, assim como no âmbito nacional quando alcançou o 4º lugar como destino mais procurado por turistas no Brasil. Além disso, vale destacar também a indústria de vestuário que se encontra em pleno aquecimento nos últimos anos na economia de Fortaleza e do Estado do Ceará, impulsionando, consequentemente, todo o seu setor comerciário.

Porém, esse crescimento exacerbado dos últimos anos, trouxe consigo um quadro de desigualdades sociais e de diferenças de oportunidades gritante na região nordeste. Nesse cenário, em 2013 a capital Cearense Fortaleza foi considerada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) a 5ª cidade mais desigual do mundo, abaixo apenas de 3 cidades da África do Sul e da capital de Goiás, Goiânia.

Esse índice é visível a partir das diferenças de oportunidades e da violência urbana que colocou mais uma vez a capital como a sétima cidade mais violenta do mundo.

Nesse sentido, os mantenedores e todos os envolvidos na constituição da FATEFOR têm a plena convicção de que o desenvolvimento econômico, social e cultural só se estabelece de maneira eficaz e não volátil se agregados a inclusão e a oportunidade igual de acesso a educação em todos os níveis e a partir de um esforço conjunto para a inserção moral junto a sociedade.

Nesta perspectiva, o âmbito inclusivo e missionário das IES religiosas brasileiras tem papel fundamental nessa mudança de paradigma, pois a constituição do mercado de trabalho aliado a perspectivas morais e religiosas tendem a construir cidadãos plenos e livres das amarras de descaminhos como as práticas ilícitas e se tornam fomentadores da necessidade do esforço conjunto e da cidadania para mudar as realidades negativas presentes na região de inserção.

Desse modo, a FATEFOR tem plena consciência do seu papel positivo no que concerne ao desenvolvimento econômico sustentável e da melhoria da qualidade de vida da população da capital Cearense.

Ademais, há que se destacar que são pouquíssimos os cursos de Teologia e as IES com perspectivas religiosas na capital cearense.

É exatamente nesse cenário que surge a FATEFOR localizada no centro de Fortaleza, visando suprir a necessidade de formação de profissionais no Ensino Superior e de cidadãos cientes de seu papel frente aos anseios sociais, culturais e de desenvolvimento econômico.

O Centro da capital cearense não dispõe de nenhuma IES de cunho religioso, bem como possui uma demanda essencialmente carente de trabalhadores que necessitam estudar em ambientes que lhes proporcionem não apenas uma qualificação para o mercado de trabalho, mas de oportunidades de acolhimento associadas a Educação Superior, norte esse que sabemos não se constitui na maioria esmagadora das IES privadas, dado o fato de advirem de iniciativas privadas centradas única e exclusivamente na constituição de negócios de expansão de “clientes” e de prestação de serviços em “massa”.

É exatamente nesse âmbito que a FATEFOR virá a contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da sua região de inserção: uma IES centrada na formação de qualidade e no acolhimento para a formação de cidadãos, razão de ser da sua missão institucional.

Missão

Promover o ensino, a pesquisa e a extensão a partir de princípios educacionais cristãos, contribuindo para a formação intelectual e social do indivíduo, através da educação e qualificação baseadas num sistema pedagógico em harmonia com os valores religiosos, para a formação de cidadãos críticos, criativos, responsáveis e que sejam capazes de atuar na sociedade, de maneira eficaz contribuindo, assim, para uma melhor transformação social.

Visão

Ser uma Instituição de ensino superior de referência na Formação Teológica e humana, em todos os níveis e espaços de sua atuação, tendo a visão da excelência do ensino, obtendo assim o reconhecimento não só por parte dos acadêmicos como também da comunidade.

Valores

Aluno – Porque ele é a razão de ser da FATEFOR.
Homem – Porque ele constituído como ser social histórico é o nosso objetivo maior.
Ética – Porque ela é a chave para a mudança das expectativas humanas e a constituição de uma sociedade realmente justa.
Excelência – Porque ela é a nossa busca constante em tudo o que fazemos.
Inovação – Porque ela é a nossa busca constante no que tange a nossa atividade fim.
Sustentabilidade – Porque o desenvolvimento só é válido se for sustentável e centrado na responsabilidade social.

Objetivos

  • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  • Formar teólogos para o exercício de ministério pastoral, missionário, capelanias diversas, e para o magistério, quando diplomado em nível próprio;
  • Formar graduados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais, no nível exigido pela região e pelo país e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, capazes de inovar e empreender nos seus respectivos setores, tendo sempre a consciência do desenvolvimento social centrado na sustentabilidade;
  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais;
  • Prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
  • Promover permanentemente a inclusão social e a acessibilidade de alunos, colaboradores e comunidade;
  • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Esses objetivos vinculam-se em diversos aspectos à missão da própria FATEFOR. Entre os elos que ligam o curso de Teologia à missão da FATEFOR, destacam-se a ética e a competência na formação das pessoas, a capacitação para uma inserção qualificada na realidade regional com visão global, a construção de conhecimentos, a prestação de serviços à comunidade, a valorização da pessoa humana e do espírito dialógico e cooperativo.

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